domingo, 13 de junho de 2010

Prova


Escolhi a sátira do Abaporu da Tarsila do Amaral ,pois diz muito sobre os temas que vi na faculdade durante esse período .
Primeiramente há a quebra de paradigma , um padrão a ser seguido , pois o autor muda o olhar da obra para o moderno , deixando o pensamento da Ciência Tradicional com a certeza , o concreto , a hierarquia , para a Ciência Nova com a desordem , a incerteza e o dinâmico .
Tarsila do Amaral ela criou a obra com intuito que o homem trabalhador usava apenas o corpo e não a mente fragmentando-o . E Perez Gallardo (1997 p 19) cita ; " Essa maneira mecânica - utilitarista de pensar o corpo ( do trabalhador ) como homem máquina o operário - Robô de fácil condicionamento serviu de base de sustentação ideológica do pensamento burguês na Educação Físíca .
Eles não viam o corpo como uma totalidade mas sim uma dicotomia devido também a influência do pensamento cartesiano .
Temos na imagem a cultura corporal bem visível com os estilo da roupa e as tatuagens , como Geertz (Interpretação das Culturas , 1989) e Daolio (Da Cultura do Corpo, 1995 , p39) frizam em suas respectivas citações :
" É por meio desse mecanismo chamado cultura que o homem adquiriu a capacidade de ser o construtor de sua própria história , desde a utilização de ferramentas , passando pelo convívio social e pela linguagem . "
" O homem por meio do corpo , pode assimilar e se apropriar [...] dos valores , normas e costumes sociais , num processo de incorporação [...] . "
O que acontece na obra o corpo com os valores sociais que estão contidos na sociedade .
Há Expressão Corporal citada por Angelo Vargas em " Reflexões sobre o Corpo ". Uma forma de comunicação do próprio autor da imagem com o público , através da " menina moderna " de expressar seus pensamentos e idéias .
O esporte com Skate , que Valter Bracht crítica de uma maneira geral devido a excessiva competição empregadas principalmente na escola , e por outra vez Fábio Brotto e Terry Orlick visam não só o skate como outras modalidades , serem trabalhadas de uma forma inclusiva , do trabalho em grupo , da cooperação onde todos possam aprender e crescerem juntos . Brotto diz : " Se o importante é competir o fundamental é cooperar ." ( Jogos Cooperativos )
Mostrando bem a idéia da cooperação .
Há o jogo , com os jogos de tabuleiro Xadrez e damas que usam muito a concentração , o raciocínio rápido e atenção , e pode ser trabalhadas nas escolas onde poderá melhorar no desempenho do aluno , mas claro ser for trabalhada de maneira adaptada .
Neste contexto as dimensões da Educação Física , são importantíssimas tanto a procedimental com o saber fazer do professor , a atitudinal com a aprendizagem através de movimentos do aluno para explorar seus limites e suas potencialidades e a conceitual com valor cultural e educacional que são essenciais para o desenvolvimento do indivíduo .
Além disso temos o lazer uma atividade hedonística que dá prazer a pessoa , que dá a liberdade de escolha do que ela irá fazer segundo Luiz O. Lima Camargo (O que é Lazer ) , foi o que o autor fez pintou a obra de uma maneira irreverente , onde também há as características lúdicas citadas por Huizinga (HOMO LUDENS ) , com o prazer , a espontaneidade e não deixa de ser sério , pois se trata de arte .
A obra me chamou atenção devido essa riqueza em detalhes , e o mais importante , a Educação Física inclusa nela com suas temáticas trabalhadas durante esse semestre .

Nenhum comentário:

Postar um comentário