sexta-feira, 18 de junho de 2010

Lazer

O Lazer é uma atividade que dá prazer ao indivíduo , dá a liberdade de escolha , do que irá fazer no seu tempo livre , busca compensar algum esforço que a sociedade impõe seja pelo trabalho , escola ou a rotina cansativa do dia -a -dia .
Segundo Luis O. Lima Camargo o lazer abre um campo educativo não para se aprender coisas , mas para se exercitar equilibradamente as possibilidades de participação social lúdica .
Onde visa também a inclusão da pessoa .
Já Dumazedier (Lazer e Cultura Popular ) diz :" Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais."
No lado histórico o lazer beneficiou -se basicamente no período de industrialização no final do século XIX e no começo do século XX onde os trabalhadores lutaram muito pela diminuição da jornada de trabalho que antes era 16 horas por dia , o " lazer " era artificial apenas para o sono , mas com a criação da CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho ) no período do governo de Getúlio Vargas os trabalhadores receberam benefícios como férias , salário mínimo e principalmente a diminuição da jornada para 8 horas , sobrando assim um tempo livre maior para o trabalhador aproveitar melhor o dia .
Espaços Urbanos de lazer
A casa o principal equipamento de lazer , Segundo a pesquisa de orçamento tempo mostrada no livro "O que é Lazer" , quase 80% da população consume seu tempo livre dentro de casa , um percentual muito elevado .

Há as ruas e bares que é dos roteiros preferidos pela população consumir o seu lazer , , devido a quantidade de opções espalhadas pela cidade .
Centros Culturais de Lazer
O estádio de futebol vem quase sempre em primeiro lugar . Em seguida , vêm os centros artísticos com os teatros e auditórios .

Lazer do grupo
Apesar dos muitos trabalhos que fizemos , houve o lazer em certas ocasiões .

domingo, 13 de junho de 2010

Prova


Escolhi a sátira do Abaporu da Tarsila do Amaral ,pois diz muito sobre os temas que vi na faculdade durante esse período .
Primeiramente há a quebra de paradigma , um padrão a ser seguido , pois o autor muda o olhar da obra para o moderno , deixando o pensamento da Ciência Tradicional com a certeza , o concreto , a hierarquia , para a Ciência Nova com a desordem , a incerteza e o dinâmico .
Tarsila do Amaral ela criou a obra com intuito que o homem trabalhador usava apenas o corpo e não a mente fragmentando-o . E Perez Gallardo (1997 p 19) cita ; " Essa maneira mecânica - utilitarista de pensar o corpo ( do trabalhador ) como homem máquina o operário - Robô de fácil condicionamento serviu de base de sustentação ideológica do pensamento burguês na Educação Físíca .
Eles não viam o corpo como uma totalidade mas sim uma dicotomia devido também a influência do pensamento cartesiano .
Temos na imagem a cultura corporal bem visível com os estilo da roupa e as tatuagens , como Geertz (Interpretação das Culturas , 1989) e Daolio (Da Cultura do Corpo, 1995 , p39) frizam em suas respectivas citações :
" É por meio desse mecanismo chamado cultura que o homem adquiriu a capacidade de ser o construtor de sua própria história , desde a utilização de ferramentas , passando pelo convívio social e pela linguagem . "
" O homem por meio do corpo , pode assimilar e se apropriar [...] dos valores , normas e costumes sociais , num processo de incorporação [...] . "
O que acontece na obra o corpo com os valores sociais que estão contidos na sociedade .
Há Expressão Corporal citada por Angelo Vargas em " Reflexões sobre o Corpo ". Uma forma de comunicação do próprio autor da imagem com o público , através da " menina moderna " de expressar seus pensamentos e idéias .
O esporte com Skate , que Valter Bracht crítica de uma maneira geral devido a excessiva competição empregadas principalmente na escola , e por outra vez Fábio Brotto e Terry Orlick visam não só o skate como outras modalidades , serem trabalhadas de uma forma inclusiva , do trabalho em grupo , da cooperação onde todos possam aprender e crescerem juntos . Brotto diz : " Se o importante é competir o fundamental é cooperar ." ( Jogos Cooperativos )
Mostrando bem a idéia da cooperação .
Há o jogo , com os jogos de tabuleiro Xadrez e damas que usam muito a concentração , o raciocínio rápido e atenção , e pode ser trabalhadas nas escolas onde poderá melhorar no desempenho do aluno , mas claro ser for trabalhada de maneira adaptada .
Neste contexto as dimensões da Educação Física , são importantíssimas tanto a procedimental com o saber fazer do professor , a atitudinal com a aprendizagem através de movimentos do aluno para explorar seus limites e suas potencialidades e a conceitual com valor cultural e educacional que são essenciais para o desenvolvimento do indivíduo .
Além disso temos o lazer uma atividade hedonística que dá prazer a pessoa , que dá a liberdade de escolha do que ela irá fazer segundo Luiz O. Lima Camargo (O que é Lazer ) , foi o que o autor fez pintou a obra de uma maneira irreverente , onde também há as características lúdicas citadas por Huizinga (HOMO LUDENS ) , com o prazer , a espontaneidade e não deixa de ser sério , pois se trata de arte .
A obra me chamou atenção devido essa riqueza em detalhes , e o mais importante , a Educação Física inclusa nela com suas temáticas trabalhadas durante esse semestre .

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Le Parkour e Xadrez Humano


O Le Parkour ou apenas Parkour como é conhecido aqui no Brasil , surgiu na França durante a década de 80 por David Belle , com inspiração na Guerra do Vietnã .
O objetivo principal é ir de um ponto até o outro da maneira mais rápido e eficiente possível é uma atividade que faz a pessoa testar seus limites de uma forma natural , o principal instrumento para a pratica é o próprio corpo , de uma certa maneira é perigoso se não estiver totalmente preparado , podendo levar a sérias lesões e traumas devido as quedas , tem que estar bem fisicamente .
Os lugares que são feitos o Le Parkour são geralmente em lugares autos como prédios e obstáculos nas ruas que exige muita flexibilidade e agilidade .


Na vivência feita na aula vi o quanto é difícil pular certos obstáculos , a concentração e atenção é importantíssima para conseguir fazer o movimento correto para não se machucar .
A atividade pode até ser trabalhada nas escolas , de uma forma adaptada e com os materiais de segurança apropriados para qualquer pratica que ofereça riscos , como cotoveleiras , joelheiras , capacetes e colchonetes ,no caso do Le Parkour trará uma maior confiança para os alunos fazerem os saltos e superar os obstáculos .


Já o Xadrez Humano é muito diferente do de tabuleiro , as pessoas que se movem , de uma certa maneira muitas vezes desordenada , é bem complicado para manter a ordem ,a concentração e poder de uma certa forma " enxergar o jogo " ver as casas e as possíveis jogadas ficam muito limitadas porém é uma forma de inclusão das pessoas poderem interagir umas com as outras .

Ginástica


A ginástica engloba várias subdivisões competitivas , temos :
Ginástica Artística -Está presente desde a primeira Olimpíada da Era Moderna , usa de aparelhos distintos em comparação ao homem e a mulher .
No masculino há seis aparelhos que são o solo , cavalo com alças , argolas , salto sobre o cavalo , paralelas e barra .
No feminino são quatros aparelhos , solo , salto sobre o cavalo , barras assimétricas e a trave .
Os movimentos exige muita força , flexibildade , coordenação motora , equilíbrio e agilidade dos atletas para que possam desempenhar uma boa apresentação .
Atualmente os principais ginastas do Brasil são Diego Hypólito ,Daniele Hypólito , Jade Barbosa e Daiane dos Santos .
Os maiores medalhista nas Olímpiadas nesta modalidade são a antiga União Soviética , Japão e Estados Unidos .

Ginástica Ritmica : Nesta ginastica a própria atleta manuseia os objetos que são cinco , arcos , bolas , fitas , maças e cordas . A apresentação é muita rica em movimentos corporais pois utiliza-se da música , para acontecer uma sintonia e harmonia perfeita para que os movimentos aconteçam da melhor maneira possível . A modalidade faz parte das Olímpiadas desde 1984 é praticada apenas por mulheres , mas há uma versão masculina porém diferente os homens competem em grupos de seis em uma apresentação que exige muito equilíbrio , força e saltos verticais , é uma modalidade não olímpica .

Ginástica Acrobática - O principal é o uso dos saltos que exige muita força , flexbilidade , coragem de quem prática . É feito em par , em trio ou quarteto , há a coreografia de acordo com a música executada .

Trampolim Acrobático - Esta ginastica é feita em um trampolim elástico onde o atleta precisa criar saltos com um alto grau de dificuldade para obter uma nota elevada . Faz parte do quadro Olímpico desde 2000 é uma modalidade bem recente nas Olímpiadas , os atuais campeões olímpicos tanto no feminino quanto no feminino saõ dois chineses .

Ginástica Aeróbica -É uma forma até mesmo de praticar exercícios físicos para melhoria da saúde , em 1994 a Federação Internacional de Ginastica criou campeonatos mundiais levando para o lado competitivo , no Brasil há o maior número de praticantes de ginastica aeróbica .
Como na maioria das ginasticas exige flexibildade , força e coordenação motora , é muito praticada nas academias de uma forma não competitiva apenas para o lazer e o bem-estar dos praticantes acompanhada de música bem animada .

Há também as ginasticas não competitivas :

Ginástica Geral - Visa o lado da cooperação e inclusão de pessoas para que todos possam praticar . Como Terry Orlick diz que a partir da cooperação há aprendizagem de uma forma prazerosa , de uma forma lúdica . Além de melhorar a saúde , o condicionamento físico e o bem estar do corpo em sua totalidade .
Ginástica Fisioterápica : - Visa a melhoria da pessoa através de exercicíos de reabilitação física .

Ginástica laboral - Feita no ambiente de serviço , visando a busca do bem -estar do funcionário através de alongamentos e relaxamentos para que o funcionário produza melhor no seu dia-a-dia e atenda as metas da empresa .

A ginástica é muita rica seja competitivas ou não competitivas , se feita de maneira correta melhora a vida do individuo em todos os sentidos .

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cultura Corporal : Vivência


Experiência feita na Liberdade onde tivemos que comer um prato exótico e novo para todos , que foi o povo .

Em relação a cultura corporal ela sofreu um grande processo civilizador ao longo do tempo desde a parte Ocidental até os dias de hoje , com influência da mídia , cultura , tradições de um povo e as expressões regionais , foi o que vimos lá na liberdade tradições mantidas nas ruas , nas lojas , nos restaurantes devido também a Imigração Japonesa que completou 100 anos em 2008 , com isso as raízes já estão mantidas , está bem visível através das comidas , dos desenhos , mangás e bonecos japoneses .

Como Geertz fala no livro (Interpretação das Culturas ) Que é por meio da cultura que o homem ele cria a sua própria história desde a utilização de ferramentas , passando pelo convívio social e pela linguagem . Além disso o autor ele propõe uma visão que a parte psicológica , social , biológica e cultural estão em constante sintonia sendo impossível fragmentá-las é uma totalidade pois uma sofre influência da outra . Como os japoneses fizeram , imporam sua cultura diferente aqui no Brasil .

Na Revista Motriz no artigo " Encruzilhadas do Corpo " diz que resultante do processo civilizador surgiu duas direções de corpo , a primeira direção é do corpo narcisista com a idéia dos estilos e valores refletidos pela sociedade , com transplantes , clonagens , modelagens e a busca pela beleza .

Já a segunda direção é do corpo intimista com a idéia do autoconhecimento e da autoaceitação , tem , uma visão de cultura reflexiva onde o corpo ele é compreendido não como uma máquina mas sim como um ser vivo .
Essa segunda idéia foi que melhor descreveu nossa vivência , pois tem características que fizemos no restaurante , tivemos que nos auto aceitar e auto conhecer diante daquela situação que nunca tinhamos vivido antes , no meu caso foi complicado comer no primeiro momento pois minha cultura é diferente então estranhei e muito a comida , neste mesmo contexto vi a Ciência Nova introduzida , pois teve o dinamismo desde a hora que chegamos no bairro da Liberdade até a escolha do prato e principalmente a mudança devido tanto eu como o restante do grupo nunca tinhamos vivido aquela situação , então foi muito bom para se aproximar e entender melhor outra cultura , tentamos " estranhar o familiar , e se familiarizar com o estranho " que no caso foi o povo , fizemos uma desordem para criar uma nova ordem , uma nova visão .

A vivência foi bem diferente do que faço no meu dia-a-dia mas foi muito boa para refletir sobre outras culturas e aprender através delas .