terça-feira, 18 de maio de 2010

Capoeira e suas relações : Corpo/ Jogo/ Luta


A Capoeira não é só luta ela é também um jogo , uma dança e um ritual , formando assim um conjunto de fatores .

Tem a luta pois segundo Huizinga no capítulo Jogo e Guerra diz que tem a igualdade das armas tanto para um como para o outro e na capoeira tem isso , um ponto importante para se caracterizar a luta , há a força agonística também com a vontade de lutar .

Na parte do corpo temos a expressão corporal que são os gestos , os movimentos e as emoções segundo Angelo Vargas em " Reflexões Sobre o Corpo " nos capoeiristas e a gestualidade corporal com a ginga que é ritmada no movimento do corpo , acompanhado do som do berimbau e segundo Araújo a gestualidade corporal foi um dos fatores para determinar a ludicidade na capoeira .

O lúdico está presente totalmente na Capoira com o prazer , espontaneidade , tensão , diversão de quem está " jogando " tem uma espaço e tempo definido, há uma cerimônia e principalmente um ritual desde de o começo com os cantos , as danças e a roda .

Devido esse ritual muitos ainda olham a Capoeira com outros olhos como se houvesse algo de errado , pensam que é macumba , candomblé , mas na verdade não tem nada a ver .

Na parte da história Carneiro ( 1975 ) diz que antes a Capoeira era uma forma de luta violenta mas há 50 anos se tornou uma brincadeira entre amigos , nesta visão ele transforma a luta em jogo .

Araújo ele concorda e acredita que a atividade era guerrreira mas com o passar do tempo se tornou uma atividade lúdica , essa transformação a partir da década de 30 .

Carneiro diz também que a Capoeira antigamente era uma forma dos negros lutarem até mesmo para a sua liberdade literalmente .


Nenhum comentário:

Postar um comentário