sábado, 29 de maio de 2010

Tempos Modernos


Filme de Charlie Chaplin , onde ele mesmo é o principal personagem , no começo acontece dentro de uma indústria onde o chefe faz de seus funcionários "escravos " devido o trabalho mecanizado onde nem na hora do lazer eles tem o prazer de está descançando , além de fazer experiências com os próprios empregados como no trecho da "máquina faz tudo " que faz de Chaplin uma cobaia para os testes da indústria . O filme tem uma forte crítica social devido a forma que eram tratados os funcionários no século passado que trabalhavam além da conta , onde ficavam até com problemas psiquiátricos . Mesmo com esses fatos Charlie Chaplin vislumbra a ludicidade a todo momento no filme com alegria , prazer , faz daquilo tudo um ritual .


Vivência Damas/Skate


O jogo de Damas exige muita concentração e raciocínio rápido como o Xadrez , pois qualquer falta de atenção pode significar a derrota para o adversário . Ele é jogado com dois participantes , no tabuleiro tem 12 peças para cada um , na maioria brancas e pretas , o objetivo principal é capturar as peças do adversário , um ponto importante é que as peças só se movimentam na diagonal uma casa de cada vez diferentemente do Xadrez que dependendo da peça pode andar para frente ou para trás tanto na vertical e na horizontal mais de uma casa .

A vivência foi interessante devido tanto eu como o meu adversário nós não tinhamos muita noção sobre o jogo então foi uma forma de conhecermos o jogo de Damas melhor .

Já a vivência do Skate exigiu muito a coordenação motora e o equilíbrio de cada um desde a iniciação com o material de madeira até chegar a andar propriamente no Skate , no meu caso senti muitas dificuldades para controlá-lo até mesmo com ajuda do pessoal , exige um pouco de técnica para conseguir andar e desviar dos obstáculos .
Tanto no jogo de Damas como no Skate a ludicidade estava presente com o prazer , e também a tensão principalmente no Skate , com o receio de cair .

sexta-feira, 21 de maio de 2010

" Escritores da Liberdade "


O Filme " Escritores da Liberdade " trata de uma professora de inglês e literatura que entra para dar aula em um colégio pela primeira vez . Ela encontra diversas dificuldades no começo , com a violência dos alunos , a falta de respeito uns com os outros chegando a brigarem dentro da sala de aula e no pátio , alguns até armados pois a maioria fazem ou fizeram parte de alguma gang e a também a falta de interesse e comprometimento pela aula .

No começo foi muito difícil conseguir ensinar algo para eles pois ninguém queria saber de nada , foi então que a professora decidiu mudar a forma de ensino primeiramente entregou um diário para os alunos escreverem sobre suas vidas , foi aí que começou aparecer a vida complicada de muitos eles , pois exporam seus problemas para a classe , através disso foram trocando experiência e começaram a conviver melhor . A professora cada dia mais se dedicava aos alunos , só que em casa enfrentou um grande problema que foi a separação .

Mas ela não se deixou abater e continuou o seu projeto com os alunos , indicou vários livros entre eles " O Diário de Anne Frank "conta a história dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial que eram levados para os campos de concentação . E levou os alunos há um passeio para conhecer a história do Holocausto . De uma certa forma eles se comoveram com que viram e a partir daí refletiram e melhoraram em todos os sentidos .
Até que todos juntaram os diários e fizeram um livro " Escritores da Liberdade " e foram os primeiros da família a entrarem na faculdade , já a professora foi contratada para dar aula na Universidade .

No filme a realidade está visivel com os problemas que muitas escolas enfrentam , mas o mais importante foi a mudança de todos principalmente da professora que criou um novo método de ensino onde os alunos evoluíram cada dia mais , mostra que a educação pode melhorar basta a vontade mútua de ambos os lados .

Trailler do Filme




quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dança


A dança ela é a manifestação humana , a expressão corporal , cultural de um povo , um fenômeno social , onde as pessoas se integram umas com as outras , esquecem muitas vezes dos problemas do dia-a dia , para dançar , ela é capaz de sociabilizar os indivíduos , é ritmo , harmonia , prazer basicamente é tudo .

Ela pode ser conceituada de várias formas basta a intenção de cada pessoa . Algumas abordam mais os aspectos psicicológicos e emocionais , outras com uma visão mecânica e outras pessoas procuram analisar os elementos básicos e universais que constituem a dança .
Segundo ( Fontanella , 1995 , p 19-21 ) O corpo não dança , a razão não dança quem dança é o homen em sua totalidade , é o conjunto mente e corpo unidos .
Quando dançamos afasta a prisão do eu e abre a si mesmo a experiência real de si , segundo Viviane Mosé, muitas vezes as pessoas se conhecem de verdade através da dança pois ficam de uma certa maneira " livres " . Mas muitos não preferem dançar com medo de ser expor perante a amigos , conhecidos , pois tem medo do que essas pessoas vão achar , se prendem devido aos outros .

Há muitos visões para dança três delas são interessantes .

" A dança possui definições relacionadas a vários enfoques , envolvendo sempre o movimento , como : relação com os deuses ; relação consigo com os outros , e com a natureza ; transcendência ; emoção , expressão , sentimentos , símbolos , linguagem e comunicação ; interação entre aspectos fisiológicos , psicológicos , intelectual , emocional ; tempo , espaço , ritmo ; arte ; educação . " ( Rangel , 1996 , p.5 )

" Dançar é , antes de tudo , estabelecer uma relação ativa entre o homem e a natureza , é participar do movimento cósmico e do domínio sobre ele (...) Como o mito , a dança é um indicador de transcedência " ( Garaudy , 1980 , p. 4 )
Este autor ele vê a dança em sentido de relação com o mundo .
A Árvore da dança ( Robinson , 1978 )
A idéia que toda dança surge da magia .

A dança abrange muitas questões , e sem dúvida nenhuma ela é essencial na vida de qualquer pessoa , pois pode mudar um quadro de tristeza , de dor , para alegria , diversão , vislumbra totalmente a ludicidade , além de melhorar a saúde e combater o stress .

Depoimentos sobre a Capoeira

Três dos principais mestres da Capoeira

terça-feira, 18 de maio de 2010

Capoeira e suas relações : Corpo/ Jogo/ Luta


A Capoeira não é só luta ela é também um jogo , uma dança e um ritual , formando assim um conjunto de fatores .

Tem a luta pois segundo Huizinga no capítulo Jogo e Guerra diz que tem a igualdade das armas tanto para um como para o outro e na capoeira tem isso , um ponto importante para se caracterizar a luta , há a força agonística também com a vontade de lutar .

Na parte do corpo temos a expressão corporal que são os gestos , os movimentos e as emoções segundo Angelo Vargas em " Reflexões Sobre o Corpo " nos capoeiristas e a gestualidade corporal com a ginga que é ritmada no movimento do corpo , acompanhado do som do berimbau e segundo Araújo a gestualidade corporal foi um dos fatores para determinar a ludicidade na capoeira .

O lúdico está presente totalmente na Capoira com o prazer , espontaneidade , tensão , diversão de quem está " jogando " tem uma espaço e tempo definido, há uma cerimônia e principalmente um ritual desde de o começo com os cantos , as danças e a roda .

Devido esse ritual muitos ainda olham a Capoeira com outros olhos como se houvesse algo de errado , pensam que é macumba , candomblé , mas na verdade não tem nada a ver .

Na parte da história Carneiro ( 1975 ) diz que antes a Capoeira era uma forma de luta violenta mas há 50 anos se tornou uma brincadeira entre amigos , nesta visão ele transforma a luta em jogo .

Araújo ele concorda e acredita que a atividade era guerrreira mas com o passar do tempo se tornou uma atividade lúdica , essa transformação a partir da década de 30 .

Carneiro diz também que a Capoeira antigamente era uma forma dos negros lutarem até mesmo para a sua liberdade literalmente .


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Filme : " Vem Dançar "



" Vem Dançar " mostra um professor de dança chamado Dulaine que olha a situação de alguns jovens rebeldes na escola e resolve dar aula de dança para tentar melhorar o comportamento de cada um , os jovens tem muitos problemas de família , como perda do irmão e a mãe de uma das jovens que vende o próprio corpo para se prostituir .
No começo os jovens não aceitam o tipo de dança que o professor emprega , mas aos poucos a turma vai evoluindo , até chegarem ao concurso de dança onde combinam os ritmos ensaiados e dão um show na pista , levantando o público .
A expressão corporal está presente desde o começo do filme , com varios movimentos e gestos de cada aluno cada um com suas próprias características , uns mais habilidosos outros menos mas no final um completa o outro .
Tem a realidade mostrada dos jovens que são excluídos do resto da turma por apresentar problemas , em relação aos que tiram as melhores notas e são mais inteligentes , como no esporte que só os melhores tem um destaque maior devido a competitividade ,como Valter Bracht crítica .

Trecho do Filme " Vem Dançar " parte do tango

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Corpo


O corpo é uma totalidade não uma dicotomia segundo o livro " Reflexões sobre o Corpo " de Angelo Vargas , pois não tem como separar a matéria , o espírito e a mente , é uma unidade indivísivel .

Com esse pensamento o corpo está ligado a ciência nova com a mudança o dinamismo do que com a ciência tradicional e o pensamento linear da fragmentação que o corpo é separado , do espírito e da mente .

Desde a Antiguidada o corpo é visto de maneiras formas , ao longo do tempo .

No pensamento platônico o homem é a alma e não o ser humano em sua totalidade .

Já na Idade Média o devido a Igreja Católica o corpo era ligado ao pecado e a tentação , basicamente a sexualidade . Uma forma de purificação acontecia através de torturas e punições .Nesta visão o corpo é apenas matéria .

Descartes no pensamento Ocidental vê o corpo como uma matéria , que só com a parte intelectual o homem é capaz de compreender o mundo , e diz que o corpo é uma máquina , uma visão da ciência tradicional do mecanicismo .

Na tradição Oriental eles veem o corpo unido com a mente .

Aqui no Brasil a visão do corpo mudou muito depois do exôdo rural para a zona urbana , onde acabaram ou diminuiram lugares para praticar esporte e o lazer com isso surgiu as academias de ginástica que a partir da década de 80 cresceu muito , e com ela surgiu a estética corporal que até hoje não para de crescer faz do homem uma matéria , bastante influenciado pela mídia do "corpo perfeito " .

Segundo Olavo Feijó diz que " nós somos um corpo " e " não que temos um corpo ", pois o corpo é um território onde o ser existe .


O corpo é uma forma de comunicação através de gestos , emoções , movimentos e pensamentos do indivíduo com o meio .

Pode ter gestos expressivos com distintos significados , muito pelos diferentes grupos sociais e culturas de cada lugar ou país .

O gestos são para o corpo o que a língua é para linguagem uma forma de comunicação imprensidível para o ser humano .
No dia -a- dia podemos observar principalmente no Metrô os diferentes gestos , movimentos a expressão corporal das pessoas que são totalmente distintos uma das outros , devido a influência dos costumes , da cultura de cada indivíduo .

domingo, 2 de maio de 2010

O Jogo e a Guerra


Huizinga neste capítulo diz que a a luta é a forma de jogo mais intensa e primitiva de todas , que a Guerra tem as características do jogo pois tem regras como a cerimônia se um dos combatentes falar a palavra " Craven " está confessando a própria derrota , tem um ritual , a seriedade , tempo e espaço definidos para a batalha .

No pensamento primitivo diz que o acaso , o destino , o julgamento , a competição e o jogo são divinos tem um caráter religioso , e que a vitória de um dos lados tem a ajuda dos Oráculos , dos Deuses , que a Guerra ela é sagrada .

Uma das características muito forte da Guerra é a honra , nem tanto a morte mas sim o derramamento de sangue para que a honra , a satisfação e o prestígio seja vingada .

Nela tem que haver a igualdade , com as mesmas armas e um tempo para começar e terminar como no jogo , resumindo a Guerra é um nobre jogo de honra .

Jogos cooperativos na quadra


Várias brincadeiras foram apresentadas entre elas acertar o rabo do burro , brincadeira dos sapatos , pega - pega do abraço , roda , escravos de jó com os pés , brincadeira da bexiga e muitas outras .

A luta e suas relações


A luta envolve várias temáticas estudadas até agora no semestre , A Esgrima que meu grupo apresentou tem muitas relações , o corpo através da expressão corporal com os movimentos para defender , atacar e golpear que o atleta emprega em um combate , o xadrez pois usa muito a estratégia e o raciocínio para o atleta fazer uma jogada e antecipar a do adversário , a guerra pois usavam as espadas como na Esgrima , o lúdico com várias características com a seriedade dos competidores , um tempo e espaço definido , a tensão dos atletas pois qualquer erro pode significar a derrota e as regras , o filme " Nós que aqui estamos , Por vós esperamos " , com as batalhas , as guerras do Vietnã , do Golfo , muita relação com o esporte pois há Confederações e Federações que organizam a luta , envolve o tecnicismo , o alto rendimento e performance , a educação que é muito importante , pois na luta ensina a ter disciplina , responsabilidade e respeito um com os outros e para finalizar os jogos cooperativos , basta o trabalho em grupo e a cooperação para que todos possam participar de qualquer tipo de luta com igualdade e podendo ter adaptações um exemplo na Esgrima como as armas são muito caras , podemos criar as armas com um material de baixo custo , como o material reciclavel até também para que não tenha ferimentos e tenha uma maior segurança no começo de aprendizagem dos praticantes .